Sintomas

Ninguém se lembraria de afirmar que o cancro é sempre evitável. Po­dem, no entanto, reduzir-se os riscos. O cancro aparece em uma pessoa em cada quatro. Por esta razão, é importante que todos nós sejamos conhecedores dos mais precoces sinais da doença, de modo a levar a determinar e iniciar o tratamento antes que haja danos extensos ou antes de o cancro ter progredido até uma fase tal que se tenha tomado inoperável ou não tratável.

Os sete sinais principais de aviso do cancro

Uma vez que ninguém melhor que nós próprios conhece o nosso corpo, somos nós que nos encontramos na melhor posição de detectar quaisquer alterações anormais. É este o motivo por que o auto-exame constitui um meio impor­tante de detecção do cancro. Muitos cancros da mama são descobertos pelos próprios doentes, e não pelos médicos.

  1. Inflamação que não passa
  2. Tosse ou rouquidão persistente
  3. Má digestão ou dificuldade ou dores ao engolir
  4. Espessamento ou protuberância no seio ou noutra localização
  5. Alteração visível em sinal ou verruga
  6. Alteração nos hábitos intestinais ou urinários
  7. Hemorragia ou descarga não usual

Quando um cancro se desenvolve, começa no organismo uma mudança contínua. To­dos nós deveríamos ter consciência das manifestações de tal mudança. Esta secção alerta-nos para os sintomas de aviso e indi­ca e descreve os métodos a que se pode re­correr para um auto-exame, de modo a au­mentar as hipóteses de uma detecção do cancro precoce.

Quais os sintomas do cancro?

Muitos cancros assinalam a sua presença numa fase precoce, quando a cura completa é ainda possível. Todavia, nem sempre é fá­cil reconhecer os primeiros sintomas de um cancro, pois por vezes são vagos. Por exem­plo, sentir-se mal com o tempo que faz ou sentir-se uma febre ligeira durante um dia é coisa que não deverá alarmar ninguém, no entanto devem levar-se a sério tais sintomas, caso persistam.

Para realizar um auto-exame ao seio, deverá palpar o mesmo em busca de algum caroço ou zona mais dura/áspera. Se ao analisar sentir um caroço deverá consultar o seu médico imediatamente, qualquer caroço no seio deverá ser observado por um médico, para assim eliminar a hipótese de cancro, mesmo que sejam mais prováveis outras causas não malignas, como um tumor benigno ou um quisto.

Depois de lhe examinar os seios, o médico, caso se convença que há causa para cuidado, mandá-la-á fazer uma mamografia e uma biopsia.

  • Merylima1993

    em que lugar normalmente fica os caroços ?

  • Paulalurdes

    minha mama direita di muito e ate encomoda durante a ovulacao e periodo pre mestrual, nao consigo sentir nenhum caroco, o que sera, me ajudem ando em panico.

  • http://www.facebook.com/profile.php?id=100002098625963 Ana Pedro

    estou a sentir fortes picadas na mama esquerda e nao sei é um cancro o que faço

    • http://www.luisramalho.com Luís Ramalho

      Ana, consulte a sua médica de família.

      • http://www.facebook.com/profile.php?id=100002098625963 Ana Pedro

        mas sera que nao da dizer algo agora

        • http://www.luisramalho.com Luís Ramalho

          Infelizmente não.

  • Carladbarreiros

    fui operada ha 4 anos a uma mastite e a uns tempos pa ca apareceu me um caroço e doi ao tokar e por vezes sinto pikadas na mesma mama. mass o que tambem me preocupa e a perda de peso e a queda de cabelo sera k tenho algo grave

    • Mariainessilva08

      É muito complicado eu tmb tenho sentido comichão na mama direita uma vez consultei o meu medico ele aconselhou-me a usar soutiens de algodão passei a fazer isso durante algum tempo a comichão passou mas tenho tido mais quando estou quase a mesntruar. Será tmb algum sintoma?

  • anónimo

    de vez enquando me aparecem umas pequenas ‘bolhas’ que quando expremo sai sangue… me pode ajudar?

  • maria fernandes

    ando com muita comichao no mamilodireito muita mesmo ate sinto um incomede estar sempre a coçar kando mais coço mais comixao tenho .
    k sera gostava k me ajudasem tenho 52 anos ja nao sou mestruadada pk tirei ultere e ovarios aos 35 anos k sera isso me ajudem por favor obrigado

    • Paulaoliveira

      ola Maria Fernandes,eu chamo-me Paula sou de Guimaraes e tenho 35 anos de á 15 dias para cá siinto esses mesmo sintomas como expica c a diferença Que ainda nao tou na maunapausa….tou com medo que seja algo grave como o cancro,alem da comichao tenho tipo uma alergia que esta sempre a aumentar eu tenho uns peitos para o grande e a alergia manifesta-se por metade dos peitos,numa delas é a mesma situaçao mas sem ser maior a alergia em relaçao á esQuerda,peço-he que me aconcelhe o que podera ser no caso de ter alguma suspeita em relaçao ao seu caso Que é muito parecido com o meu….obrigada e descupe o desabafo…..

  • carla

    Nunca pensamos k nos possa acontecer,mas numa consulta de rotina , a medica detetou algo no seio esquerdo, que na altura nao doia, alias nem sentia nada mas desde k la mexeu sinto dores.
    Ja tenho mamografia e eco marcadas… mas confesso ke tenho mt medo.poderá ser algo ou so estou a sofrer por antecipação?
    Obrigado.

  • Filipabatista1b

    eu tenho um grande caroço na mama direita que de ves em quando me doi que sera??ajudem

    • Larissa

      Querida, esse “grande caroço” já é sufuciente para você buscar ajuda médica!
      Aliás, qualquer alteração nas mamas já é motivo de buscarmos especialistas. Não podemos bobiar com essas coisas.

  • Sara Marisa

    boa noite, sou a sara, tenho 16 anos, e ultimamente sentia uma dor no peito, acompanhada por uma forte comixão, nao aguentei e fui ao hspital, la disseram qe era uma infeção por fora, ou o inicio de uma infeçao intereior, e receitaram-me antibiotico e pomada, eu fiz e isto nao passa, hoje ja senti o mesmo de novo, estou cm medo, pois ninguem me sabe dizer o qe é, vou esta semana de novo ao hospital, pois la disseram-me qe se continuasse teria de ir la de novo, estou cm medo, sera qe pode ser um sintoma disto?? Desculpem incomodar, mas e uma duvida que nao me deixa descansada, é uma comixao insuportavel no peito direito, no mamilo e por baixo deste, nao se ve nenhuma alteraçao por fora, a nao ser um vermelho e so devez enquando, mas é uma comixao insuportavel, desculpe o desabafo. agradeço resposta.

  • Priishe

    eu sou muito jovem, eu queria saber se é normal o seio ja ter uma plataforma/caroço que suporta o seio pois os meus amigos disseram que os seios das mulheres ja têm um caroço dentro. respondam obrigada

    • Jovenia10

      priishe é normal porque quando a mulher emtra na puberdade ela sofre algumas transformasões

      • anonimo

        têm a certeza que é da puberdade? espero que sim porque eu tambem sou muito muito nova e tenho sentido umas picadas no seio esquerdo… ele é um pouco maior e mais pesado que o direito mas nao sinto nehum caroço nem outras coisas é mesmo so isto ms hoje começou a doer um pouco… mas tenho medo de dizer á minha mae… por favor digam-me alguma coisa, eu ainda sou nova e estou em panico…. bjs :)

  • Ilovegrecia

    olá! tenho 20 anos e há uns tempos…senti um caroço pequeno no peito direito,e não mexe quando lhe toco,mas fico com algumas dores depois de lhe mexer,e acho que sinto mais que um caroço no mesmo seio,o que poderá ser? agradecia que alguém me explicasse qualquer coisa,porque a minha mãe quer-me levar a medica de familia…e se calhar nem é nada. Acho que ainda sou mt nova para ter qualquer coisa do gÊnero cancro ou tumor. mas á histórico na familia… :( Muito Obrigada :)

  • Jean_carlosng

    ola meu nome é jean e estou a quase um mes com dor nos dois mamilos e um caroço no mamilo esquerdo, tenho 26 anos acho que algo de herado oque podera ser?

  • paula costa

    ola chamo me paula eu no peito eskerdo tenho o mamilo recolhido nasci com ele assim mas ultimamente tenho sentido dor nesse mesmo peito e as vezes amas picadas tenho exames marcados para fazer so po mes k vem mas sinceramente tambem ando a cismar com a situaçao…alguem por aki ja teve este tipo de sintoma,e na mesma situaçao com mamilo recolhido?tipo no sitio k devia ter mamilo tenho uma cova pa dentro e o mamilo ta dentro.nunca senti nada antes so a uns 3 meses para ca e k sinto.tenho 43 anos.bjo e obrigado

  • Lindinha-006

    olá chamo-me sandra tenho 24 anos, na outra semana estava deitada na cama mais o meu marido e como tinha acordado toda dorida do lado esquerdo, por começei por fazer uma leve massagem, em seguida mais ou menos por baixo do braço apalpei um caroço pequeno, mas verifiquei se o mesmo se passava do lado direito e tb tenho mas menor, desde aí ando um bocado preocupada na expectativa do que será .. se alguem me puder ajudar.. agradeço … :)

    • Sandra-botelho

      convem ires ao medico sou a sandra e no meu caso era apenas um nodulo de gordura durante 6 mese epois fix biposia ke detetou ser tumor maligno em fase inicial fui operada agora vou faxer tratamento sinto me bem por isso nao guardes para tarde kanto mais cedo mais facil e a cura beijinhos e força!!

  • Rose

    Tenho um nódulo do ombro a mais de 4 anos e de uns tempos pra cá ele tá crescendo e meio duro, agora deu pra ficar dolorido, sinto dores no braço e minha axila tá inchado, o q devo fazer me ajuda, tenho receio de procurar um medico e ele me dar péssimas noticias…

    • http://www.luisramalho.com Luís Ramalho

      Rose, consulte um médico o mais rapidamente possível.

  • Cassandra

    e muito mau …. forças para quem tem . ;)

  • Ola1997

    ola

  • Anasofpereira

    Tenho andado preocupada, porque de há uns meses para cá o meu seio direito tem largado liquido, não estou grávida e o mesmo não acontece no seio esquerdo. Tenho uma ligeira diferença de tamanha nos seios, o direito é um pouquinho maior que o esquerdo. Tenho estrias no peito devido a mudanças drásticas de peso e noto que as minhas estrias estão um pouco dilatadas e mais uma vez noto mais no seio direito. Há motivo para me alarmar?
    Obrigada

  • Romipinto

    ando com muita dor na cotela presisamente enbaixo da mama tenho vinto e quatro anos mas convem esclareser que quando era pequena sofri uma grande queda onde afetei a costela do lado esquerdo

  • Marlsusa2010

    Ola Sou a Marlene apareceu me um cAroco entre a axila e o peito e kuando toco mexe que sera tou preocupada

  • Marcia

    Por favor… Alguem pode ajudar-me…
    Ontem ‘a noite, por volta da 01 da manha reparei que a volta da aureula do mamilo, tenho uma especie de crostas secas mas muito pequenas… Tenho mais na esquerda do que na direita. E’ em muito pouca quantidade, como se fossem pequenos pontos mas notei ontem… E quando passo o dedo parecem pontos asperos.

    Falei com a minha mae, que prontamente me pediu para fazer o auto exame, e fi-lo, mas gracas a Deus, nao encontrei anomalia nenhuma nos dois seios em relacao a carocos ou ganglios.

    Ja estou em panico, porque um dos sintomas de cancro de mama e’ a erupcao cutanea proximo do mamilo, pelo menos foi o que li.

    Ajudem-me por favor.

    Marcia

    • catariina

      Hoje me aconteceu exatamente a mesma coisa e tambem gostava de saber do que isto se trata. Tenho 16 anos e a nenhuma das minhas amigas aconteceu isto pelo que nao deve ser normal. Nao me lembro de ter batido em nada que pudesse ferir por isso se puderem ajudar agradecia :)
      Catarina.

  • Jessicaviegas

    oii…sou jessie 
    tenho caroco nos dosi seios e queria saber se isso pode ser normal

    • Jessicaviegas

      tenho 18 anos

  • Monica_

    tenho 24 anos e ultimamente tenho sentido uma dor tipo picada no seio direito….já apalpei e sinto varios caroços pequenos…será normal?pois o seio esquerdo tambem tem os caroços mas não sinto dor nenhuma….começo a ficar com medo….

  • Larissa

    Olá!

    Dores nos seios são, mais comumente, relacionadas a outros problemas, não o câncer. Geralmente são questões hormonais, as quais também necessitam de atenção médica. Câncer só dá dor num estágio mais avançado (pelo menos de acordo com minhas pesquisas).

  • Paula Fonseca

    Olá Maria Fernandes e Paula Oliveira, chamo-me Paula Fonseca, tenho 35 anos e sou de Lisboa, os sintomas que estão a sentir são de alarmar, especialmente a parte da comichão, foi-me detectado em deste ano cancro na mama, já fui operada, e iniciei a a quimioterapia. Consultem um especialista , e façam uma biopsia… Espero que esteja tudo bem. Cumprimentos.

  • Joana_carrilho7

    Ola. Nos ultimos dias tenho sentido umas fortes picadas na mama direita,e estou muito preocupada. O que podera ser?obrigada

  • Tany

    o meu seio esquerdo anda duro, tenho andado mal disposta, nao sinto nenhum caroço…
    ajudem-me não sei o que fazer.

  • Ednacanoa

    sou edna tenho 40 anos,  hoje fui ao medico  fazer  exame de rotina ele, detector alguns ponto nas minhas  mamas, estou em panico, nao tenho com quem  converçar sera motivo pra mim  procupar.

  • Tchiladuma

    esse auto-exame me é pouco confuso, porque por natureza acrédito eu todas as mulheres tem um caroço no seio e assim me tem sido díficil fazer o auto-exame

  • Hironici 12

    tenho uma amiga que tem leucemia e todos os dias gozam com ela o que eu faço

  • Ana

    ola chamo-me Ana sou muito nova mas sinto uma especie de caroço nos dois seios e quando toco no seio dói-me poderá ser algo de grave? por-favor ajudem

  • Francelina Baía

    Em agosto de 2012, espetei um prego que estava a fazer de gancho de uma fechadura, em outubro fiz uma ecografia mamaria, e estava tudo bem!

    Esta noite estava a apalpar a mama, e senti uma caroço como um grão de milho, precisamente no sitio onde o prego feriu.

    Estou um pouco preocupada, pois hoje é fim de semana, e não tenho alternativa, se não esperar por segunda feira…

  • paula

    oi meu nome é paula tenho 39 anos estou com um caroço no sei descobria a 2 dias fata 4 dias para passa no medico fiquei desesperada chorei muito mas muito mesmo entrei em panico . mas garotas não adianta temos que enfrentar de frente e ter muita fé porque sei que é muito difil mas temos que nos tratar estou com medo mas minha fé é maior que meu medo vou passar no medico e seja lá o deus quizer e vou fazer o que for necessario mando noticias boa noite queridas e orem por mim que estou orando por todas força.

  • ana claudia

    tenho 19 anos, ea um semana que sintosmeu peito direito coçar muito, muito mesmo! direto com muita frequencia,nesse caso procuro o medico ou a genecologista?

  • catarina

    ola boa tarde eu tanho 28 anos e à 3 dias pra ca sinto um caroço na minha mama esquerda nao tanho dores nem sintomas ninhuns é so mesmo o caroço e mexe tou com medo sera que me devo preocupar?

  • Adélia Henriques Nanganjo

    Tenho 26 anos ultimamente tenho sentido uma picada au lado esquerdo as picada varia as vezes as picada n lado direito as vezes n lado direito estou preocupada o que tenho fazer?

  • Soraia silva

    Tenno 36 anos e ultimamente tenho sentido os meus seios muito inchados e doloridos ao princípio pensei que seria da ovulação, mas agora já estou a ficar preocupada todos os meses parece ficar mais intenso, sinto alguns caroços pequenos nos dois lados, estou preocupada será normal?

  • jj@2

    Oi, ando sentindo muita dor no mamilo esquerdo e uma espécie de caroço envolta dele a região esta avermelhada. tem ideias do que pode ser?

  • gabiela ribeiro

    ola tenho 26 anos ja alguns dias tenho tido estes sintomas mas hoje foi mais grave que me levou a ir ao hospital,sinto uma dor esquezito no peito esquerdo e fui ao hospital o medico que me viu eu queixeime do peito equerdo e ele fala-me uma infecçao pulmunar sera normal?mas o que acontece a que eu apalpo o peito esquerdo encontro algum qe me deixa preocupada coisa que nao acontece no peito direito tenho tido febre…o que ainda me deixa mais preocupada a que o meu felecido pai morreu de cancro de mama sera que podemos vir a ter nos filhas esse mesmo problema?diga-me o que devo fazer obrigado

  • Carina Vieira

    eu tenho 23 anos e a uns meses para cá ando a sentir umas dores no meu peito esquerdo, esta semana resolvi andar a fazer massagens para descontrair os músculos e senti uma bolinha do tamanho de uma ervilha, debaixo do meu peito esquerdo! esta segunda feira já vou ao meu posto medico, porque não é normal estar esta bolinha no meu peito. estou com muito medo de ouvir o q não quero, será q posso estar com cancro da mama????

  • nete

    ola sou nete e ontem quando estava em minha cama percebi um pequeno caroço em meu seio esquerdo bem proximo ao bico.. e apalpando ele começou a doer entao fiquei logo preocupada amanheceu o dia e ele continuou dolorido …isso e normal??pois nao tenho filhos e sou nova ainda tenho 22 anos por fvr me respondam..

  • mara

    Eu tenho um caroço no seio direito em cima do mamilo no lado direito ,e au lado do mamilo estava com uma cova , ou fim de 5 dias não tenho cova desaparecer ,mas ainda sentido o caroço ., mas só agora é que acordei .

  • maria

    Tenho 49 anos tenho no seio direito entre o mamilo e seio uma cova ,em cima entre 10/11 clock um nódulo.

  • marta

    Ola devez em quando denho umas picadas na mama esquerda, nao sei o que pode ser e ja tive a ver se tenho algumas aleracoes na mama e nao, so me aparceu um caroco nas axilas. Ajudem me tenho 13 anos

  • Gra

    Oi ,tenho uma marquinha na mama esquerda que só vejo de acordo com a luz ,parece uma celulite ,mas quando vejo de perto essa marca desaparece e quase invisível ,o que pode ser ?

    Grata